Combate

Entre na Luta

O combate no RuneScape é desafiante e cheio de adrenalina, com vários recursos e opções para escolher. Estão disponíveis milhares de combinações de armas e armaduras diferentes, e os jogadores mais fortes são aqueles que mais se preparam para a batalha.

Os jogadores podem tentar derrotar centenas de NPCs diferentes conforme avançam nas suas aventuras, ou podem lutar contra outros jogadores em áreas dedicadas de PvP.

Continue lendo para descobrir por que o combate é uma parte tão importante da jogabilidade do RuneScape.

Sistemas de Combate

A primeira escolha que você precisa fazer é qual dos dois sistemas de combate deseja usar.

Evolução do Combate

Um sistema de combate moderno e dinâmico baseado em recursos ativados com um clique. Este modo pode ser jogado de forma manual ou semiautomática, permitindo batalhas cheias de adrenalina e com um visual impressionante. Esta é uma forma excelente de jogar em todos os níveis, sendo fortemente recomendada para os desafiantes chefes de nível mais alto.

Há três tipos de recursos:

  • Faixa Branca - Esses recursos são manobras de combate rápidas que geram adrenalina e normalmente causam dano. A adrenalina é usada para ativar recursos mais fortes e avançados, como os recursos faixa verde e faixa preta.
  • Faixa Verde - Os recursos faixa verde causam mais dano do que recursos faixa branca, mas também consomem 15% da sua adrenalina quando são ativados. Para usar esses recursos, você precisa ter pelo menos 50% de adrenalina.
  • Faixa Preta - Os recursos faixa preta são os mais poderosos dentre os recursos. A maior parte deles consome a sua barra de adrenalina por completo, e não geram nenhuma adrenalina quando são ativados.

A maioria dos recursos são desbloqueados quando você treina suas habilidades de combate, mas alguns deles podem ser obtidos de outras maneiras, como saques de criaturas poderosas ou completando missões.

O uso dos recursos de combate pode ser automatizado selecionando Revolução como modo de combate.

Modo Legado

Selecione o Modo Legado para regressar a uma era mais nostálgica da história do RuneScape. Este modo é uma cópia do sistema de combate antigo do jogo, incluindo melhorias sutis que são muito valorizadas pelos jogadores mais veteranos do RuneScape.

Embora pareça um sistema mais simples, os jogadores que o utilizam não são penalizados. O combate é muito mais simples - basta clicar no inimigo para atacá-lo, e o seu personagem faz todo o trabalho por você.

A interface de combate do Modo Legado é diferente da interface da EdC, e estão disponíveis opções diferentes para atacar os seus inimigos.

Estilos de Combate

Existem três estilos de combate no RuneScape: Combate Corpo a Corpo, Combate à Distância e Magia.

Sempre vale a pena considerar as fraquezas dos seus oponentes antes de escolher com que estilo de combate atacar.

Certas armaduras são fracas para diferentes estilos de armas, e apostar nessas fraquezas lhe dá uma vantagem significativa.

Triângulo de Combate

O triângulo de combate representa como os três estilos de combate estão relacionados:

  • Ataques de Combate à Distância funcionam melhor contra usuários de Magia, mas são fracos contra Combate Corpo a Corpo;
  • Ataques de Magia funcionam melhor contra usuários de Combate Corpo a Corpo, mas são fracos contra Combate à Distância;
  • Ataques de Combate Corpo a Corpo funcionam melhor contra usuários de Combate à Distância, mas são fracos contra Magia.

Fraquezas específicas terão um bônus extra para a sua chance de acerto se você atacar usando essas técnicas. Por exemplo, monstros com uma fraqueza para setas serão acertados com mais frequência e receberão mais dano se você usar uma arma que dispara setas, em vez de outras armas de Combate à Distância. Fraquezas específicas não funcionam para PvP - apenas o estilo geral.

A EdC reforça as penalidades e os bônus resultantes do triângulo de combate. No Modo Legado, essas diferenças são menos relevantes.

No Modo EdC, você poderá saber mais sobre a fraqueza dos seus inimigos na interface de informações do alvo, exibida sobre a cabeça do alvo.

Usuários do Modo Legado não verão identificadores de alvo nem a interface de informações do alvo.

Jogabilidade de Combate

Pontos Vitais

Os pontos vitais são representados pela barra verde e vermelha sobre a sua cabeça durante o combate. Se os seus pontos vitais chegarem a 0, você morre. Para evitar ser morto, você pode restaurar pontos vitais durante um combate comendo alimentos.

Se achar que está perdendo uma luta, você pode correr clicando no chão. Se fugir, é melhor continuar correndo, pois os monstros seguirão você e continuarão atacando. Se você fugir o bastante, os monstros em algum momento desistirão de persegui-lo.

Morte

Guilenor é um lugar perigoso, e você pode morrer como resultado do combate.

Se isso acontecer, você vai aparecer no escritório do Ceifador. Ele lhe dará uma oportunidade de recuperar seus objetos:

  • Os três objetos mais valiosos que você está carregando serão salvos automaticamente.
  • Alguns objetos (como os objetos de missões) serão salvos separadamente.
  • Outros podem ser recuperados pagando pelo preço deles em ouro.
  • Este custo pode ser reduzido se você sacrificar os objetos que não quer.

O Ceifador ficará com seus objetos por 24 horas ou até você morrer outra vez; depois disso, eles serão eliminados.

Você também pode regressar ao local onde morreu e recuperar os objetos que não salvou na sua lápide. Mas fique atento: existe um limite de tempo, e se você não chegar no local a tempo (ou se morrer novamente), seus objetos serão perdidos!

Ao sair do escritório do Ceifador, você pode escolher um dentre vários pontos de ressurgimento. A lista de pontos sempre inclui Lumbridge, mas você talvez veja que o seu "posto" - a última cidade pela qual passou - está incluído, além de vários locais de ressurgimento que você tenha desbloqueado através de missões.

Equipamento de Combate

Itens

A interface de Itens pode ser acessada através da interface de Equipamento. Para isso, pressione a tecla "F2" no seu teclado.

Essa interface é onde você pode ver que objetos você está vestindo em cada espaço. O que é mais importante, a interface permite que você veja quanto dano é capaz de causar e quanto dano consegue evitar, sob diferentes circunstâncias.