Regras do Jogo

As "Regras do RuneScape" existem para manter o RuneScape seguro e - acima de tudo - divertido.

As Regras de Conduta do RuneScape estão listadas abaixo. Os títulos e sumários dão uma boa ideia do que envolve cada uma, sendo que elas são em sua maior parte apenas bom senso. Porém, é possível encontrar mais detalhes em cada seção, caso você precise.

A lista de ignorados permite que você evite indivíduos com quem você não deseja interagir. Porém, caso encontre um jogador que apresente um risco grave a você ou a outros jogadores, ou que esteja atrapalhando sua experiência no jogo maliciosamente, o recurso Denunciar Abuso permite que você nos informe sobre o problema diretamente.

Macros e software de terceiros

Não é permitido usar software que possibilite aos jogadores obter vantagens indevidas em nossos jogos. Isso inclui ferramentas de automação, macros, bots, digitadores automáticos ou qualquer outra ferramenta que contorne qualquer um dos nossos mecanismos criados para desconectar automaticamente usuários inativos.

Qualquer software de terceiros específico para o jogo que incentive a violação da regra acima, contorne a navegação normal do nosso site, solicite automaticamente páginas do nosso site ou que coloque em risco contas de usuários também é visto como prejudicial para o RuneScape e não deve ser usado.

Por que temos essa regra?

Muitos sites e aplicativos de terceiros contêm keyloggers, cavalos de troia e vírus que colocam as informações pessoais dos jogadores em risco. Macros também dão a alguns jogadores uma vantagem indevida e podem prejudicar a experiência do RuneScape. Criamos o jogo para ser desfrutado por humanos, não robôs!

Tipos de software de terceiros proibidos

Software que tenta se comunicar diretamente com nossos mundos do jogo.

Software que monitora, modifica ou decodifica as comunicações entre nossos miniaplicativos e mundos do jogo.

Software que envia comandos para nossos miniaplicativos do jogo. Isso inclui software que move o ponteiro do mouse ou gera cliques do mouse ou o uso de teclas automaticamente.

Versões modificadas ou substitutas de nossos miniaplicativos do jogo. Realizar a engenharia reversa de nossos miniaplicativos do jogo é estritamente proibido. O uso de versões modificadas de nossos miniaplicativos do jogo não é permitido sob nenhuma circunstância. Não é permitido usar software de terceiros que exibe páginas/conteúdos dos nossos sites e que contém recursos específicos (por exemplo, kits de ferramenta) para acessar nosso site, a menos que esteja de acordo com todas as outras regras e com estas seguintes regras adicionais:

  • Não pode incentivar a violação de regras nem colocar os usuários em risco.
  • Não pode conter anúncios ou links para sites que incentivem a violação de regras ou coloquem os usuários em risco.
  • Não pode fazer solicitações automáticas repetidas de página/conteúdo a nosso site nem utilizar largura de banda excessivamente alta em nossos servidores (cada solicitação de página/conteúdo deve ocorrer somente em resposta direta a uma solicitação do usuário).
  • Não pode contornar a navegação normal do nosso site para usuários que desejam alcançar os mundos do jogo. O software inicialmente só deve apontar para a página inicial dos nossos sites, exigindo que o próprio usuário navegue pelo site normalmente para chegar aos mundos do jogo. O software não deve conter nem adquirir links diretos para o miniaplicativo do jogo.
  • Ele não deve ocultar nem incentivar a ocultação dos anúncios em nosso site. A fim de evitar incentivar os usuários a ocultar o anúncio acima do jogo, as páginas do nosso site que exibem painéis devem ter como padrão de exibição pelo menos 630 pixels de altura (se visualizadas em uma tela com resolução superior a 800x600) e não deve ser possível redimensioná-las para uma altura inferior a essa. Ou seja, a página deve ser exibida de maneira que tanto o anúncio quanto o jogo fiquem plenamente visíveis ao mesmo tempo.
  • Ele não deve tentar fazer com que seja mais fácil entrar em um mundo de jogo mais cheio do que seria para usuários que não estivessem usando o software. Ele não deve conter nenhum recurso que faça com que seja mais fácil entrar em mundos mais cheios ou monitorá-los.
  • Se o software usado tiver seu próprio recurso de bate-papo integrado, separado do bate-papo do jogo, ele deve deixar bem claro para os usuários que esse bate-papo não faz parte dos nossos jogos e não é oficial, endossado ou moderado pela Jagex de nenhuma forma. Além disso, esse bate-papo ainda precisa ser moderado (mas não por nós), e os moderadores não devem permitir conversas que infrinjam nossas Regras de Conduta. A fim de evitar confusão com o bate-papo oficial do jogo, os moderadores do bate-papo externo não devem ser identificados por uma coroa dourada ou prateada. Se o bate-papo for baseado em IRC, o software só deve ter permissão para acessar canais de IRC que obedeçam às regras acima.
  • Pedimos aos jogadores que fiquem cientes de que há programas de software perigosos disponíveis que não serão necessariamente identificados pelo seu antivírus.

Comércio no mundo real

Objetos do jogo só podem ser trocados por outros objetos/serviços dentro do jogo.

Explicação do comércio no mundo real

Comércio no mundo real é o termo que denomina atividades que ocorrem fora do ambiente do jogo e que resultam na venda ou na compra no mundo real de objetos, moedas ou serviços com a intenção de fornecer ou avançar um personagem de jogo da Jagex por meios que não estejam incorporados no jogo.

Isso inclui, porém não se limita a: comprar moedas ou objetos para o RuneScape em sites de terceiros, comprar uma conta do RuneScape em sites de terceiros, pagar alguém para ganhar experiência (EXP) na sua conta e pagar alguém para completar missões e atividades em seu lugar.

Por que temos essa regra?

Ninguém tem nossa permissão para vender contas do RuneScape ou qualquer objeto virtual do jogo relacionado ao RuneScape. Todas as contas e objetos virtuais do RuneScape são de propriedade da Jagex Ltd, e aos jogadores só é concedida uma permissão limitada e revocável de utilizar as contas e objetos virtuais.

Jogadores que obtêm objetos com a intenção de venda com frequência utilizam-se de trapaças, como a utilização de macros (bots).

Quando um jogador compra uma conta do RuneScape existente, há uma grande probabilidade dessa conta ter sido roubada. Contas roubadas podem sempre ser devolvidas ao dono original.

Para que outro jogador use o seu personagem, ele precisa ter acesso à sua conta. Isso significa que a segurança fica comprometida, e a conta e os objetos virtuais contidos nela podem ser vendidos para terceiros.

Quando os objetos no RuneScape não são fornecidos pela Jagex Ltd, eles frequentemente são tirados de contas roubadas.

Qualquer tentativa de negociação no mundo real é uma séria violação do contrato de um jogador com a Jagex. A Jagex não reconhece nenhuma tentativa de transferência de conta ou objetos virtuais fora do ambiente de jogo.

Compartilhamento, compra e venda de contas

Cada conta do RuneScape deve ser usada por apenas uma pessoa. Nunca compartilhe sua conta com mais ninguém, pois isso provavelmente fará com que ela seja banida. Não é permitido aos jogadores vender, compartilhar, transferir ou emprestar suas contas para qualquer pessoa. Não é permitido aos jogadores aceitar uma conta oferecida por outra pessoa, pois ela pode ter sido roubada, e isso pode fazer com que sua própria conta seja desativada!

Por que temos essa regra?

Temos essa regra como parte dos procedimentos para preservar a integridade do jogo e das duras conquistas dos jogadores. Os recordes existem para medir as conquistas de um indivíduo, não de um grupo de jogadores ou de terceiros. Além disso, se ocorrerem disputas ou se amizades acabarem, uma das partes pode acabar perdendo permanentemente acesso à conta ou aos seus pertences do jogo.

Ademais, muitas das contas à venda foram roubadas, e os jogadores que compartilham contas correm o risco de que o outro usuário não devolva a conta ou quebre as regras do jogo, resultando no banimento ou restrição da conta e na responsabilização do criador da conta.

Login múltiplo

Você pode criar quantas contas quiser e pode negociar entre suas contas da mesma forma que negocia com outros jogadores legítimos.

No entanto, se qualquer uma de suas contas obteve riqueza através de atividades que violam as regras do jogo, por exemplo, usando bots ou comercializando no mundo real (comprar ouro ou objetos de terceiros), todas as suas contas serão banidas.

De forma similar, ao realizar o login múltiplo, as contas não poderão interagir entre si para tirar vantagem da mecânica da jogabilidade, como tentar manipular o resultado de um minijogo.

Se você negociar riquezas ou objetos entre suas contas, estará agindo sob sua própria conta e risco. Métodos não convencionais de negociação como largar objetos, morrer propositalmente e negociar na base da confiança são particularmente arriscados - veementemente advertimos contra essas práticas.

Você pode fazer o login em várias contas em qualquer versão do RuneScape simultaneamente. No entanto, nenhuma das contas utilizadas deve estar envolvida em atividades abusivas ou que violem as regras do jogo. Todas a penalidades ou sanções previstas para tais comportamentos serão aplicadas a todas as suas contas.

Por que temos essa regra?

Temos essa regra como parte de nossos procedimentos para monitorar e lidar com indivíduos que são gold farmers, comercializam no mundo real e utilizam macros. Indivíduos que transferem riquezas entre suas contas e que obtiveram tais riquezas de forma injusta ou ilegal serão banidos do jogo.

Aproveitar-se de erros de propósito

Não é permitido aos jogadores usar ou tentar usar trapaças ou erros que encontrarem em nosso software. Qualquer forma de se aproveitar desses erros deve ser denunciada imediatamente à Jagex através do Suporte ao Cliente.

Por que temos essa regra?

Nós nos esforçamos muito para balancear os nossos jogos para que sejam divertidos. Os erros podem estragar o efeito de um jogo, então obviamente queremos corrigi-los o mais rápido possível. Aproveitar-se de um erro deliberadamente pode desequilibrar o jogo e desvalorizar o esforço dos outros jogadores.

Encontrando erros

Se você encontrar um erro, nos informe imediatamente e não divulgue a natureza do problema para os outros jogadores. Os jogadores não serão penalizados por sofrerem o erro a não ser que tirem vantagem dele ou divulguem a natureza do problema aos outros jogadores.

Denunciando erros

Para denunciar um erro no jogo, clique em "Informar um problema" na interface "Tudo" de bate-papo. Isso exibirá uma janela de denúncia, permitindo que você denuncie jogadores que estejam violando as regras do RuneScape. Para obter instruções detalhadas, consulte Comunicar um Erro.

Para enviar um relatório de erros sobre um recurso do nosso site, clique em Enviar Relatório de Erro na parte superior da página. Você deverá selecionar a área do jogo que está sendo afetada pelo erro e, em seguida, ler as informações sobre os problemas conhecidos que são confundidos com erros com frequência. Incentivamos a leitura para evitar fazer relatórios duplicados.

Ao preencher um dos nossos relatórios de erros, não se esqueça de incluir o maior número de detalhes possível. Isso vai nos ajudar a encontrar e corrigir o erro o mais rápido possível. Depois que o relatório tiver sido preenchido, ele será enviado para um funcionário da Jagex investigar.

Trapaças nos jogos da Jagex

Não há códigos de trapaça disponíveis em nenhum dos nossos jogos, nem temos a intenção de adicioná-los. Todos os ganhos devem ser obtidos de forma justa, jogando honestamente. Qualquer uso de trapaças ou erros - ou tentativa de descobrir a existência de trapaças ou erros - viola as nossas regras.

Fingir ser funcionário da Jagex

Não é permitido aos jogadores fingirem ser funcionários da Jagex, independente da forma ou motivo.

Por que temos essa regra?

Temos essa regra para que os jogadores sejam capazes de identificar os funcionários da Jagex, assegurando assim que possam confiar nos funcionários para ajudar e dar suporte com qualquer problema que tenham no jogo.

Identificando funcionários da Jagex

Os funcionários da Jagex têm uma coroa dourada ao lado do nome quando falam no jogo. Quem não tiver uma coroa dourada ao lado do nome não é funcionário da Jagex. Isso se aplica tanto ao bate-papo privado quanto geral.

Não dê ouvidos aos boatos! Não temos funcionários "à paisana", não precisamos da sua senha para verificar sua conta, e só nos comunicamos com os jogadores sobre problemas de conta através da central de mensagens no jogo.

Se você encontrar alguém fingindo ser funcionário da Jagex ou qualquer outro jogador, sugerimos que ignore seus pedidos e coloque a pessoa na sua lista de ignorados.

Jogadores com coroas prateadas

Os jogadores que têm coroas prateadas ao lado do nome no jogo são Jogadores Moderadores. Quem não tiver uma coroa prateada ao lado do nome não é Jogador Moderador. Os Jogadores Moderadores não são funcionários Jagex, mas são jogadores que demonstraram grande maturidade e espírito comunitário, ganhando assim responsabilidades extras no jogo. Os Jogadores Moderadores não têm a capacidade de banir contas e devem seguir as mesmas regras que todos os outros jogadores.

Os Jogadores Moderados são escolhidos a nosso critério. Somente recrutamos Jogadores Moderadores através da central de mensagens do jogo, e nunca vamos oferecer esse status dentro do jogo em si.

Golpes

Pedir/tentar convencer outro jogador a dar a senha da conta ou do banco por qualquer motivo vai contra as regras e não será tolerado. Não é permitido aos jogadores darem golpes ou enganarem outros jogadores.

Por que temos essa regra?

Induzir outros jogadores ao erro para obter ganhos pessoais não condiz com o espírito do jogo. Essa regra existe para proteger as contas dos jogadores. Como o compartilhamento de contas não é permitido, não há necessidade de solicitar a senha de outro jogador.

Uma trapaça de objetos é uma tentativa de obter moedas e/ou objetos de outro jogador por meios desonestos.

Jogos de azar não oficiais realizados por jogadores

É proibido anunciar, organizar, promover ou participar de jogos de azar não oficiais realizados por jogadores que envolvam a aposta de dinheiro ou objetos no resultado de uma atividade aleatória. Isso inclui, porém não se limita a, todos os tipos de jogos de azar em que os jogadores trocam uma quantia de moedas ou objetos do jogo com a expectativa de receber prêmios de acordo com o resultado de um jogo de azar ou atividade semelhante.

Também é contra as regras apostar no resultado das atividades de outro jogador no jogo, por exemplo: quanto tempo será necessário para matar um monstro, morrer, ou o resultado de um duelo (também conhecido como "aposta combinada").

Por que temos essa regra?

Essa regra existe para proteger as pessoas que se esforçaram muito para ganhar riqueza no jogo e para garantir que não sejam vítimas de golpes realizados por jogadores sem escrúpulos.

Mesmo que um jogador tenha a intenção de completar a transação prometida, muitas vezes as regras do jogo escolhido não são claras ou o jogo não é justo, com chances muito maiores de vitória para um dos lados.

Além disso, os jogadores que promovem e oferecem negociações com base na confiança frequentemente fazem spam na janela de bate-papo, atrapalhando a experiência social dos outros jogadores, as negociações legítimas e as atividades nas áreas comunitárias mais movimentadas.

Incentivar os outros a violarem as regras

Você não deve incentivar nem ajudar os outros a violarem as regras de conduta.

Por que temos essa regra?

Incentivar ou ajudar os outros a violarem as regras é tão sério quanto violá-las por conta própria. Portanto, qualquer um que faça isso será tratado como se estivesse quebrando as regras.

Exemplos:

Tentar convencer outros jogadores de que as regras de conduta são diferentes do que realmente são.

Criar, distribuir ou divulgar suplementos de terceiros que violam nossas regras de software de terceiros.

Anunciar ou divulgar links para sites de comercialização no mundo real.

Incentivar os outros a se aproveitarem de erros - todos os erros encontrados devem ser informados à Jagex imediatamente.

Hospedar, promover, divulgar links ou fornecer software que leva a fóruns/bate-papos onde os usuários discutem comportamentos que violam as regras ou que incentivam os outros a fazê-lo (a não ser que seja feito um esforço genuíno de moderar esses canais e impedir tais discussões).

Fica a cargo de cada funcionário da Jagex decidir se um ou mais indivíduos estão incentivando os outros a violarem as nossas regras.

Linguajar ou comportamento inapropriado

Os jogadores do RuneScape são oriundos de todos os cantos do mundo e pertencem a diversas culturas e religiões. Nossa meta é criar um jogo divertido e envolvente para todos os nossos jogadores; portanto, não é permitido usar um linguajar que seja considerado ofensivo, racista, obsceno ou inapropriado no bate-papo ou no nome do usuário.

Incentivamos os jogadores que se sintam ofendidos a usar a lista de ignorados e os filtros de bate-papo para personalizar sua experiência no jogo.

Por que temos essa regra?

Temos essa regra para garantir que todos os jogadores tenham a melhor experiência possível no jogo.

Linguajar inapropriado

Isso inclui, porém não se limita a: discussões sobre drogas recreativas, linguajar sexualmente explícito, paquera, racismo ou outros preconceitos, comportamento ameaçador, chantagem e xingamentos excessivos.

Paquera

Não é permitido pedir para namorar no jogo. Afinal, este não é um site de paquera!

Spam

Fazer spam na janela de bate-papo significa enchê-la de texto desnecessário. Os jogadores devem evitar fazer spam, pois isso pode impedir que os outros jogadores aproveitem os sistemas de bate-papo do jogo.

Pedir ou oferecer informações de contato

Por questão de privacidade e segurança, os jogadores não devem perguntar uns aos outros informações pessoais, como nome completo, endereço de e-mail, nomes de usuário de IM, número de telefone, endereço de casa/da escola ou idade. Os jogadores também não devem colocar as informações pessoais de contato de ninguém (inclusive as suas próprias) no bate-papo no jogo ou no fórum.

Por que temos essa regra?

Temos essa regra para proteger a privacidade dos jogadores e garantir um ambiente de jogo seguro. O fornecimento de informações pessoais pode afetar a segurança da conta de um jogador, além da própria segurança pessoal do jogador. Ao interagir com outras pessoas na internet, é senso comum nunca divulgar informações pessoais, tanto por questão de segurança pessoal quanto de segurança da conta.

Informações pessoais

As informações pessoais incluem nome completo, endereço de e-mail, nome de usuário/contato de IM, número de telefone, endereço domiciliar ou da escola de um jogador ou sua idade.

Divulgar outros sites

Os jogadores deve evitar fazer propaganda nos nossos jogos ou fóruns. Isso inclui divulgar qualquer site ou produto. Para proteger todos os nossos jogadores, decidimos que não é permitido colocar links nos nossos jogos.

Por que temos essa regra?

Links para sites podem ser perigosos para jogadores (se o site tiver conteúdo inapropriado), contas (se for um site de phishing criado para roubar dados da conta) ou o computador do jogador (se baixar um vírus ao visitar o site). Esta precaução foi tomada para que nenhum link seja divulgado no jogo ou no fórum, protegendo assim os jogadores e os seus computadores.

Nomes/canais de programas de mensagens

Todo link tem o potencial de ser enganoso e fazer o jogador comprometer sua segurança pessoal, da conta ou do computador. Por esse motivo, não é permitido aos jogadores postar links dessa natureza.

Sites de fãs e de clãs

Fornecer o link/URL do site de um clã pode representar um risco de segurança em potencial para o jogador. Essa regra existe como medida preventiva, para garantir que 100% da nossa comunidade esteja tendo uma experiência segura e divertida no RuneScape.

Os sites de fãs trazem uma contribuição excelente para a experiência de todos no RuneScape. Para garantir a segurança e satisfação de todos os nossos jogadores, confira os requisitos abaixo:

  • O site deve estar de acordo com nossos Termos e Condições.
  • O site não deve promover nenhuma atividade que viole nossas Regras de Conduta.
  • O site não deve publicar artigos, textos ou imagens retirados dos nossos sites sem permissão. Se dermos permissão, você precisa reconhecer o site relevante como fonte e fornecer um link para ele.
  • O site não deve promover ou conter links para sites com conteúdo adulto ou que estejam em conflito com os interesses da Jagex.
  • O site não deve promover nenhum site ou informação que forneça ou dê suporte a hacks, pirataria de software ou outras atividades ilegais.